sábado, 17 de dezembro de 2011

Transformers


 Título Original:Transformers
 Título Nacional:Transformers
 Ano Lançamento:2007
 Carro(s):Chevrolet Camaro 1976
Chevrolet Camaro Concept 2008
Sinopse: Durante anos os Autobots e os Decepticons, duas raças alienígenas robóticas, duelaram em Cybertron, seu planeta natal. Esta guerra fez com que o planeta fosse destruído, resultando que os robôs se espalhassem pelo universo. Megatron (Hugo Weaving), o líder dos Decepticons, vem à Terra em busca da Allspark, um cubo de Cybertron que possibilita que qualquer aparelho eletrônico seja transformado num robô com inteligência própria. Megatron encontra a Allspark, mas fica congelado no Ártico. Décadas depois outros Decepticons chegam à Terra, numa tentativa de encontrar a Allspark. Seu surgimento logo alerta os principais países, em especial os Estados Unidos, que tem uma base militar no Qatar atacada. Enquanto o Secretário de Defesa John Keller (Jon Voight) tenta descobrir o que está havendo, reunindo todas as forças e informações possíveis, o jovem Sam Witwicky (Shia LaBeouf) tem preocupações mais simples: conseguir uma boa nota no colégio, o que lhe garantirá seu 1º carro. Mas o que ele não esperava era que o veículo escolhido, um Camaro antigo, tinha vida própria.
Curiosidades:
  • O design dos robôs iniciou-se em 2005. O diretor exigiu que os robôs não alterassem os tamanhos durante as transformações, e duas alterações em modos alternativos: Megatron não virar uma arma (tornou-se um jato extraterrestre) e Bumblebee deixar de ser um Fusca, para evitar comparações com Herbie. Bumblebee acabou por virar um Chevrolet Camaro, e assim conseguiram acordo com a General Motors para os outros Autobots (exceto Optimus Prime, que se tornou um Peterbilt 379 por ser a maior carreta disponível).
Comentário: Na minha infância, fazia coleção de tudo quanto era boneco, inclusive dos transformers, mas eu só tinha os bonecos mesmo, não acompanhei a história, não sei como surgiram, como vieram para aqui, como adquiriram a forma de carros e coisa e tal. Naquela época o Bumblebee era um fusquinha e muita gente que conhece se pergunta porque no filme virou um camaro. A resposta está nas curiosidades. Bom, falando do filme, é mais uma super produção com o dedo de Steven Spielberg, com bons atores, cenas bacanas, muita ação com uma pitada de comédia e um carrão. Camaro! Não sei porque adoro esse nome.
Trailer:

Peggy Sue Got Married


 Título Original:Peggy Sue Got Married
 Título Nacional:Peggy Sue - Seu Passado a Espera
 Ano Lançamento:1986
 Carro(s):Chevrolet Impala 1958
Chevrolet Bel Air 1957
Sinopse: Mulher de 43 anos (Kathleen Turner) à beira do divórcio desmaia e volta no tempo (de 1985 para 1960) e vê, entre outras coisas, seu namorado com quem vai se casar e se separar 25 anos depois. Surge então uma questão: se ela vai se separar, deve se casar ou não? Nesta volta no tempo ela tem a oportunidade de transformar o curso da sua vida.
Comentário: Analisando o enredo você logo imagina que vai ver um de volta para o futuro, mas não é bem assim, o filme é fraquinho e a atuação do Nicolas Cage não é das melhores. O carro, que poderia dar uma encrementada no filme, aparece muito pouco.
Trailer:

Driven


 Título Original:Driven
 Título Nacional:Alta Velocidade
 Ano Lançamento:2001
 Carro(s):Carros da Fórmula Indy
Sinopse: Jimmy Blye (Kip Pardue) é um talentoso piloto novato na Fórmula Indy que vem perdendo o foco de sua carreira e, com isso, acumulando derrotas nas pistas e sendo cada vez mais pressionado por seu ambicioso irmão. Até que Carl Henry (Burt Reynolds), o dono de uma escuderia, resolve ajudá-lo contratando Joe Tanto (Sylvester Stallone), um veterano piloto que sofreu um grave acidente no passado que quase o matou e também a outro piloto. Mas, para ajudar Blye, Tanto terá que superar seu próprio passado e lidar ainda com Cathy (Gina Gershom), sua ex-esposa, que agora está casada com seu principal rival nas pistas, Memo Moreno (Cristián de la Fuente).
Curiosidades:
  • Inicialmente era intenção dos produtores que Alta Velocidade se passasse no circuito de Fórmula 1, mas como eles não receberam apoio dos executivos da liga resolveram transferir a história para a Fórmula Indy.
  • Várias cenas de corridas reais da Fórmula Indy aparecem em Alta Velocidade, incluindo algumas do GP do Rio de Janeiro de 2000.
Comentário: Não gosto de cenas que o piloto/motorista mesmo já esgoelando o motor do carro, tem sempre mais uma marcha pra trocar, ficando aquele barulho de mosquito mostrando os carros um ao lado do outro e ninguém passando ninguém. E o Stallone, péssimo fazendo papel de baba de piloto...aff. A única coisa legal neste filme são as cenas da corrida real, de resto pode jogar no lixo.
Trailer:

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tucker - The Man And His Dream


 Título Original:Tucker - The Man And His Dream
 Título Nacional:Tucker - O Homem e seu sonho
 Ano Lançamento:1988
 Carro(s):Tucker Torpedo
Sinopse: A história verídica de Preston Tucker que inovou a produção de carros em 1940. Seu carro era atraente, econômico e seguro, e por isso, ameaçou o monopólio já estabelecido pelas outras grandes empresas. Ford, Chrisley e GM, com a ajuda do governo, boicotam Tucker e o levam à falência, fazendo com que apenas 50 carros tenham sido produzidos por sua fábrica.
Curiosidades:
  • Em quinze anos de projeto, o carro recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que vira acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.
  • As maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel; e, o retrovisor interno, era de plástico flexível.
  • Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h. Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.
  • Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47 ainda existem com colecionadores
  • Nos testes realizados na pista oval de Indianápolis, entrava nas curvas a 170 km/h e atingia cerca de 190 km/h nas retas. Também fazia de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos, impressionante para a época. Atualmente, são vendidas réplicas do Tucker nos EUA por cerca de US$ 150 mil.
  • Em 1948, encerrada a sua pendência com a Justiça americana, Preston Tucker abriu um escritório no Rio de Janeiro, onde faria o esportivo Carioca, de faról central. Com a morte de Tucker, em 1956, a idéia foi engavetada.
Comentário: Um filme muito bacana, mostra como um carro poderia ser evoluído em questões de segurança e performance, mas que as idéias poderiam tirar uma fatia enorme do mercado das grandes montadoras. Estas ai pessoal que estão na ativa até hoje, que colocam os itens de segurança imaginados naquela época nos carros de hoje. Para se ter uma idéia, foi feito um teste mundial sobre segurança dos veículos em 2011 e por incrivel que pareça, todos os carros brasileiros testados foram reprovados! Um presidente brasileiro disse em 1989 que a frota brasileira de veículos era uma carroça. Olhamos para os dias de hoje e levamos a conclusão que não mundou muita coisa.
Trailler:

domingo, 6 de novembro de 2011

Batman


 Título Original:Batman
 Título Nacional:Batman
 Ano Lançamento:1989
 Carro(s):Construído sobre o Chassis de Chevrolet Impala 1974
Sinopse: Em Gotham City, um milionário (Michael Keaton), que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.
Curiosidades:
  • Construído sobre o chassi de um Chevrolet Impala, o Batmóvel tem impressionantes seis metros de comprimento e 2,4 metros de largura. Fiel ao chassi, o carro usa um motor V8 5.7 (350 polegadas cúbicas) que produz “mais de 200 cavalos”.
Comentário: Eu gosto muito deste filme, não só por causa do batmóvel, do batman, da trilha sonora ou da história, mas sim pelo conjunto da obra. É tudo bem dark mesmo, com cara de batman. Além disso, a expectativa que foi criada na época porque não tínhamos internet, então, as novidades só vinham através de jornais ou revistas causando muita ansiedade. Depois de estreado, foi muito bem falado, principalmente o batmóvel e o vilão.
Trailler:

domingo, 30 de outubro de 2011

Ronin


 Título Original:Ronin
 Título Nacional:Ronin
 Ano Lançamento:1998
 Carro(s):BMW M5
Mercedes 6.9
Audi S8
Sinopse: Vários espiões são convocados para encontrar maleta de conteúdo desconhecido. Mas a situação se complica quando os agentes descobrem que estão enredados numa trama de mentiras, traições e assassinatos.
Curiosidades:
  • Durante as filmagens foram destruídos 75 automóveis.
Comentário: Para que ficasse bom foram usadas cenas de perseguição, que por sinal foram muito bem feitas, caso contrário não seria um filme muito expressivo. Só quando mostram o De Niro dentro do carro que não ficaram boas, parece que ele esta com tique nervoso ou com o braço engessado.
Trailler:

domingo, 23 de outubro de 2011

Fast And The Furious


 Título Original:The Fast and the Furious
 Título Nacional:Velozes e Furiosos
 Ano Lançamento:2001
 Carro(s):Mitsubishi Eclipse
Toyota Supra
Honda S2000
Mazda RX-7
Volkswagen Jetta
Acura Integra
Dodge Charger
Sinopse:Domenic Toretto (Vin Diesel) é o líder de uma gangue de corridas de ruas em Los Angeles que está sendo investigado pela polícia por roubo de equipamentos eletrônicos. Para investigá-lo é enviado Brian Spindler (Paul Walker), que se infiltra na gangue na intenção de descobrir se Toretto é realmente o autor dos crimes e se há alguém mais por trás deles.
Curiosidades:
  • Seguido por + Velozes + Furiosos (2003), Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio (2006), Velozes e Furiosos 4 (2009) e Velozes Cinco (2011).
Comentário: Foi o propulsor do tuning no Brasil. Quando saiu este filme houve um "boom" na questão de personalização de carros. Não gosto muito de tuning, prefiro os muscle cars e que para minha satisfação tem um charger que aparece do final. É um filme que revolucionou uma nova geração, a geração do tuning. Um ótimo filme, com muita ação e pegas muito loucos, tão bem feitos que muitos tentam copiar.
Trailler:

sábado, 8 de outubro de 2011

Gone in 60 Seconds


 Título Original:Gone in 60 Seconds
 Título Nacional:60 Segundos
 Ano Lançamento:2000
 Carro(s):Mustang Shelby GT 500 1967
Sinopse:Randall "Memphis" Raines (Nicolas Cage) um lendário ladrão de carros. Nenhuma fechadura ou alarme pode pará-lo e ele consegue roubar seu carro em apenas 60 segundos. Durante anos, Memphis iludiu a polícia local, aplicando todo tipo de golpe imaginável. Mas quando o cerco ficou muito intenso, ele decidiu por largar a vida de crimes e partir para uma vida completamente diferente. Mas agora, quando seu irmão caçula (Giovanni Ribisi) está tentando seguir seus passos no mundo do assalto a automóveis, Memphis volta a agir para tentar salvar a vida de seu irmão.
Curiosidades:
  • O filme um remake de um filme de mesmo nome lançado em 1974.
  • H. B. Halicki, roteirista, diretor e protagonista da versão original de 1974 morreu em um acidente durante as filmagens da sequência de "Gone in 60 seconds".
Comentário: Estava no cimena com minha esposa, não lembro o filme, quando começou a sessão com os trailers. Um dos filmes com breve lançamento era esse e lembro que fiquei bastante ansioso para assistir. Fui na pré-estréia e no estacionamento do shopping onde se encontrava o cinema, avistei um maverick branco com um adesivo da West(Patrocinadora da equipe Mclaren de fórmula 1 na época) no paralama dianteiro. Só podia ser um bom sinal. E foi. Um filme com cenas de ação de prender a respiração. Não precisa nem falar da Eleanor né? Até o embaralhamento dos V oitão em lenta que nós tanto amamos os caras não deixaram de fora. Foi o meu primeiro filme em Dvd, paguei R$ 56,00 sem dó. Mas como nesta vida nada é perfeito, a cena do salto na ambulância do final poderia ter ficado de fora, muito mal feita, ou então, os caras poderiam pegar uma dicas com os produtores de os gatões.
Trailler:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Starsky & Hutch


 Título Original:Starsky & Hutch
 Título Nacional:Starsky & Hutch - Justiça em Dobro
 Ano Lançamento:2004
 Carro(s):Ford Gran Torino 1976
Sinopse:David Starsky (Ben Stiller) e Ken Hutchinson (Owen Wilson) são dois policiais que, em plena década de 70, trabalham na cidade de Bay City. Starsky e Hutch sempre são designados para investigar os casos mais complicados de sua área, sendo que desta vez eles precisam investigar um traficante de drogas que atua no ramo desde seus tempos de estudante na universidade local. Para tanto eles contam com a ajuda do capitão Doby (Fred Williamson) e de Huggy Bear (Snoop Dogg), um informante das ruas.
Curiosidades:
  • Baseado na série de TV Starksy & Hutch, exibida nos Estados Unidos entre 1975 e 1979.
  • Os dois caras que entregam o carro no final, são os atores do seriado.
Comentário: Não acompanhei este seriado e não sei se na época tinha o teor de comédia. Nesta nova versão, sendo uma comédia, a proposta do filme ficou longe de ser engraçada. Por mais que tenham dois atores fortes do gênero, o filme é muito bobo e fraquinho. O carro poderia aparecer mais.
Trailler:

Christine


 Título Original:Christine
 Título Nacional:Christine, O Carro Assassino
 Ano Lançamento:1983
 Carro(s):Plymouth Fury 1958
Sinopse:Arnie Cunningham (Keith Gordon) adora Christine, um carro modelo 1958 Plymouth Fury que não está em seu melhor estado. Decidido a restaurá-la a qualquer custo, Arnie dedica todo seu tempo para ela, o que faz com que se afaste dos amigos e da própria realidade. Leigh (Alexandra Paul), sua namorada, e Dennis (John Stockwell), seu melhor amigo, procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com ele, antes de vender o carro. É quando eles chegam à conclusão que o único meio de resgatar Arnie é destruindo Christine.
Curiosidades:
  • Nos créditos iniciais o motor de Christine pode ser ouvido quando o título do filme surge na tela.
  • Cerca de 13 carros "representando" Christine foram destruídos durante as filmagens. Ao todo 25 modelos foram usados.
  • O livro de Stephen King diz que Christine tem quatro portas, mas no filme o personagem tem apenas duas. O motivo é que jamais foi produzido um modelo do 1958 Plymouth Fury com quatro portas.
  • O sucesso do filme fez com que o 1958 Plymouth Fury, modelo de Christine, ficasse bastante popular.
  • Foi Bill Phillips quem sugeriu que "Bad to the Bone", de George Thorogood, fosse a música tema do filme.
Comentário: Este é como aquele bom livro que você não consegue parar de ler, sempre quer saber o que tem na próxima página. Sendo assim, não devemos classificá-lo pela capa ou pelo nome. O filme é muito bom com cenas de suspense de prender a atenção.
Trailler: